José Aêdo Camilo toma posse como Procurador-Geral do MP de Contas

16/12/2020 17:00 - Por Bruna Galina

José Aêdo Camilo toma posse como Procurador-Geral do MP de Contas
Legenda: Procurador foi nomeado através de Decreto publicado na Imprensa Oficial

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, em sessão especial realizada na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, empossou José Aêdo Camilo como Procurador-Geral de Contas do Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul (MPC-MS) e seguiu todo o protocolo de recomendações sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em razão da pandemia pelo Coronavírus.

Em seu discurso, José Aêdo Camilo agradeceu ao Governador Reinaldo Azambuja a confiança depositada e cumprimentou o atual Procurador-Geral João Antônio de Oliveira Martins Junior, “pela sua brilhante gestão frente ao MPC-MS cujo mandado findará em 31 de dezembro”. Ainda fez questão de agradecer aos servidores que atuam no MPC-MS, “nesses tempos difíceis, pois não obstante as restrições impostas em razão da pandemia, esse grupo de abnegados servidores, atuando “home office”, não deixaram diminuir a produtividade das Procuradorias”. 


José Aêdo Camilo também destacou que no exercício de suas funções como Procurador-Geral pretende propor ao TCE-MS a realização de concurso público de provas e títulos para o provimento das vagas de Procurador que se encontram em aberto. “Estamos cientes das dificuldades financeiras porque passa o nosso Estado e como de resto o nosso País, entretanto, a efetivação de concurso público é uma questão até mesmo de subsistência para o Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul, defasado de há muito, por sucessivas aposentadorias de seus membros, sem a realização de certames para a recomposição do quantitativo ideal e necessário ao exercício das tarefas que são inerentes às funções dos membros do Ministério Público de Contas”. 

Sobre as novas propostas, José Aêdo Camilo diz, “já no que concerne a execução de tarefas e o aprimoramento do quadro de colaboradores, vamos continuar proporcionando a esses servidores, cursos de atualização, treinamento e aperfeiçoamento constante, sem esquecer que uma restruturação do quadro de pessoal, no tocante ao quantitativo de cargos se faz necessária à vista do surgimento de novas tarefas típicas afetas as atividades desses servidores que paulatinamente estão implementadas, com a modernização implantadas na área da Tecnologia da Informação”. 

O atual Procurador-Geral João Antônio de Oliveira Martins Junior, que permaneceu no cargo por quatro anos, ressaltou durante seu discurso de despedida a necessidade da realização de concurso público. “Posso afirmar que, por quatro anos, as sustentei com alma, dignidade e temor, mesmo diante da escassez dos meios instrumentais necessários ao fiel cumprimento do mandato, pela ausência de um constituto mínimo que permitisse ao Ministério Público de Contas realizar concurso público próprio, promover seus membros na carreira, prover seus órgãos administrativos, editar decisões administrativas e suprir-se de meios materiais e humanos para a consecução de sua elevada missão”.  


João Antônio de Oliveira Martins Junior agradeceu José Aêdo Camilo, “agradeço ao amigo e companheiro de jornada, Dr. José Aêdo Camilo, que me sucede, pelo inestimável apoio dispensado, sobretudo nos momentos mais escuros. Permaneceremos unidos, na defesa dos valores constitucionais; na guarda da lei e fiscalização da sua execução, que é nosso ofício e nossa missão. Conte comigo”.